Wiki Creepypasta Brasil
Advertisement

O título deste artigo esconde uma armadilha praticamente insustentável além de um ou dois parágrafos. No entanto, vamos ver onde isso nos leva.

O que é uma psicofonia?

Bem, psicofonias - também chamadas de parafonias ou Fenômenos de Voz Eletrônica (EVP: Electronic Voice Phenomena) - são sons gravados por dispositivos eletrônicos que supostamente vêm do além, isto é, de origem paranormal.

Esclareceu o assunto das psicofonias com a maior simplicidade, vamos passar para nossa pequena armadilha.

O magnífico poeta inglês Robert Browning (1812-1889), marido de Elizabeth Barret e um dos mais destacados autores do período vitoriano, está diretamente relacionado à história das psicofonias, menos como uma curiosidade paranormal do que como uma anedota real e verificável.

Em um jantar realizado na casa de Rudolf Lehmann, um amigo próximo de Robert Browning, em 7 de abril de 1889, ocorreu um evento extraordinário.

Rudolf Lehmann tinha um aparelho tecnológico que então causou sensação entre as classes superiores ao longo de um período de quase vinte anos, até o advento da gravação fonográfica: o cilindro de fonógrafo (Cilindro fonógrafo), basicamente, o primeiro suporte tecnológico que permite a gravação e reprodução os sons gravados, inventados, é claro, por Thomas Edison.

(A subseção literária: o cilindro de fonógrafo é o dispositivo no qual o Dr. Seward, um dos personagens do romance de vampiros Bram Stoker: Dracula (Dracula), inscreva a sua participação na Monster Hunt)

Vamos continuar.

O jantar na casa de Rudolf Lehmann foi realizado naturalmente. Em um ponto, George Gouraud, um dos representantes de Edison na Inglaterra, sugeriu que uma gravação breve fosse feita no fonógrafo para imortalizar o encontro.

A proposta foi aceita por todos; e todos, sem exceção, votaram para que a voz que representava para sempre aquela noite de camaradagem fosse a de Robert Browning.

Incrédulo diante das novas tecnologias, Robert Browning aceitou o desafio. Ele recitou versos da memória seu poema: Como eles trouxeram a boa notícia de Gante a Aix (Como eles trouxeram a Boa Nova de Gante a Aix), substituindo algumas palavras que ele tinha esquecido.

Três meses depois daquele banquete, em 12 de dezembro de 1889, Robert Browning morreu na cidade de Veneza. Seu corpo foi levado para a Inglaterra e foi enterrado no canto da catedral de Westminster, onde ainda está localizado ao lado do nicho de Alfred Tennyson dos Poetas.

Em 1890, durante o primeiro aniversário da morte de Robert Browning, uma pequena homenagem foi feita entre seus parentes. O local escolhido foi, novamente, a casa de Rudolf Lehmann.

Lá, em meio a lembranças e anedotas de origem duvidosa, o fonógrafo foi ligado novamente para ouvir aquela gravação do poema de Robert Browning. Historicamente falando, foi a primeira vez que a voz de uma pessoa morta foi ouvida novamente.

Robert browning primera psicofonia de la historia
Advertisement